O cuidado com a alimentação tem sido cada vez mais valorizado, tanto pela questão da saúde quanto pela sustentabilidade. Com o avanço da ciência e da tecnologia, hoje temos uma melhor compreensão sobr...
O cuidado com a alimentação tem sido cada vez mais valorizado, tanto pela questão da saúde quanto pela sustentabilidade. Com o avanço da ciência e da tecnologia, hoje temos uma melhor compreensão sobre a importância da alimentação para a manutenção da saúde e o impacto que nossas escolhas alimentares podem ter no meio ambiente. Neste artigo, vamos explorar o conceito de alimentação sustentável e saudável, e como você pode aplicá-lo em sua rotina.
A alimentação sustentável e saudável é aquela que, além de promover a saúde e o bem-estar, tem o menor impacto possível no meio ambiente. Isso significa escolher alimentos que são produzidos de forma responsável, que respeitam o meio ambiente e os direitos dos trabalhadores, e que, além disso, são nutritivos e saudáveis.
A alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, uma alimentação saudável deve ser baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, carnes magras e leite.
Já a alimentação sustentável é aquela que considera o impacto ambiental do processo de produção e consumo dos alimentos. Isso inclui fatores como a utilização de recursos naturais, a emissão de gases de efeito estufa, o uso de agrotóxicos, a geração de resíduos e a perda e desperdício de alimentos.
Praticar uma alimentação sustentável e saudável pode parecer um desafio, mas com pequenas mudanças no dia a dia é possível fazer a diferença. Veja algumas dicas:
Priorize alimentos in natura ou minimamente processados: Eles são mais saudáveis e geralmente têm menor impacto ambiental do que os alimentos ultraprocessados.
Reduza o consumo de carnes: A produção de carne é uma das principais causas de desmatamento, emissão de gases de efeito estufa e uso de água. Você não precisa se tornar vegetariano, mas pode tentar fazer algumas refeições sem carne durante a semana.
Evite o desperdício de alimentos: Planeje suas refeições, faça uma lista de compras e procure utilizar todas as partes dos alimentos.
Compre de produtores locais: Além de apoiar a economia local, você reduz o impacto do transporte dos alimentos.
A alimentação sustentável e saudável é uma maneira de cuidar da sua saúde e do planeta ao mesmo tempo. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença. E para ajudar nesse processo, você pode contar com a calculadora FlexCalc.com.br, que te ajuda a calcular as suas necessidades nutricionais e a planejar uma alimentação equilibrada e sustentável.
Use nossa calculadora gratuita para descobrir seus macros personalizados.
Calcular Meus Macros